Ao se desculpar, acusa-se.

Analu
2 min readDec 9, 2020

--

Eu sempre fui uma pessoa que me desculpava por tudo. Até pelos erros dos outros.

Já perdi as contas de quantas vezes alguém perguntou: por que você está se desculpando?

Com isso comecei a me incomodar com o lugar que me colocava quando dizia ‘desculpa’ por algo que não tinha culpa alguma. Era um sentimento de inferioridade tão grande que me sentia insegura todas as vezes que precisava me posicionar.

À medida que fui barrando isso, trocando o meu pedido de desculpas pelas minhas defesas, comecei a reparar na quantidade de desculpas que as outras pessoas pediam, inclusive para mim. Mais mulheres do que homens, mas sempre era um pedido de desculpas onde não existia CULPA.

Percebi que o hábito de se desculpar faziam que outras pessoas sentissem o mesmo: insegurança!
Agora quando escuto alguém se desculpando para mim, termino de escutar e pergunto: por que você me pediu desculpas?

A reação é sempre igual. Uma risada e um grande NÃO SEI!
Pois é… se não sabe é porque não tem sentindo de se sentir culpado.
Entende?

Comece hoje a contar a quantidade de desculpas que pediu e em quais situações. Elas mereceriam seu pedido ou era uma oportunidade para defender sua ideia?
.
Elas mereceriam seu pedido ou era uma oportunidade para defender sua ideia?

Confiança é um ato de coragem.

Todas as vezes que se desculpa quando não há culpa, revela um medo oculto de rejeição ou até mesmo de afastar pessoas queridas. Ao acusar-se dessa maneira, você incentiva pensamentos negativo sobre si.

Confiança é um ato de coragem. Pratique hoje e amanhã.

--

--

Analu

Sou terapeuta holística e produteira. Você já reparou que é só analisar bem que a solução fica mais simples do que aparenta?